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Perguntas frequentes e dúvidas

Certificação é o reconhecimento formal dos conhecimentos, habilidades e competências de uma pessoa, que assegura que um indivíduo possui a qualificação necessária para o exercício profissional em determinado campo de atividade, por meio de requisitos preestabelecidos em normas específicas, independentemente da forma como este conhecimento foi adquirido: instituições de ensino ou mercado do trabalho.
O processo de certificação é simples e consiste no cumprimento de sete etapas. São elas:

1ª) Cadastrar-se no site
2ª) Envio de documentos para comprovação das informações
3ª) Aprovação dos documentos enviados
4ª) Escolher nível de certificação
5ª) Efetuar o pagamento
6ª) Realizar o exame
7ª) Certificação
Não, a certificação é voluntária. Porém, o mercado de Orçamento e Controle de Custos exige, cada vez mais, profissionais qualificados. Dessa forma, ao se certificar, o profissional atesta a sua competência e qualificação.
Porque a certificação aumenta as oportunidades do profissional no mercado de trabalho ao comprovar que possui as competências necessárias para o exercício de cargos ou funções de sua área.
Para iniciar o processo de certificação é necessário cadastrar-se no site do IBEC Certificador. Em termos de documentação, é necessário encaminhar ao IBEC Certificador, todas as que comprovem as informações de fornecidas pelo solicitante no momento do cadastro, tanto as relativas aos dados pessoais, quanto às relativas aos dados de formação, tempo de serviço, desenvolvimento profissional e produção técnica e científica. Após a validação da documentação pelo IBEC Certificador, o candidato deve realizar exame escrito para a certificação. A inscrição para o exame será confirmada mediante pagamento da taxa.
O tempo de experiência mínimo exigido pelo IBEC Certificador é de 2 (dois) anos. No entanto, para cada nível está definido o tempo de experiência necessário para a certificação, como é possível ver no Manual do Candidato.
Para confirmar se sua documentação foi recebida pela Secretaria de Certificação, consulte na área do candidato a relação de documentos enviados.
O candidato será informado via e-mail a respeito do status da avaliação de sua documentação. Caso seja necessário o envio de documentação complementar, o candidato também receberá o e-mail de solicitação.
O exame é agendado em um calendário de provas definido pela área de certificação do IBEC Certificador. O candidato receberá um e-mail com a confirmação da data de seu exame, após o agendamento no site. Caso deseje, também poderá consultar na área do candidato a data marcada para a realização de seu exame.
O candidato pode realizar o cancelamento do exame agendado, devendo notificar o IBEC Certificador, via website ou telefone, com até 5 (cinco) dias úteis de antecedência em relação à data da prova. O 1º (primeiro) cancelamento está isento de multa, desde que seja realizado dentro do prazo estipulado. A multa, fixada no valor de 10% (dez por cento) da certificação pretendida, deve ser aplicada nas situações de cancelamento fora do prazo ou reincidência de cancelamento.
O não comparecimento do candidato ao exame, sem notificação prévia ou justificativa, será considerado ausência, devendo o candidato efetuar novo pagamento referente à taxa de reexame. Caso haja justificativa, esta deve ser encaminhada para a análise da Comissão de Certificação, que tem o prazo de 10 (dez) dias úteis para emitir parecer.
O prazo para que seja concluído um processo de certificação é de 1 (um) ano.
É permitido fazer mais duas tentativas de aprovação (são três, ao todo), desde que sejam realizadas dentro de um prazo máximo de 12 (doze) meses.
O conteúdo da prova para cada nível está explicitado tanto no Manual do Candidato quanto no site do IBEC Certificador, clicando no link da certificação desejada.
Caso seja de seu interesse, o candidato pode solicitar revisão da pontuação obtida através do, em prazo máximo de 10 (dez) dias úteis após a divulgação do resultado final do exame. O IBEC Certificador deve dar o resultado do recurso em até 10 (dez) dias úteis. Em caso de indeferimento, o candidato pode entrar com uma apelação em até 10 (dez) dias úteis após a divulgação do resultado do recurso, mediante pagamento de taxa correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor inicial da certificação pretendida. Esta apelação será julgada pela Comissão de Certificação, que tem o prazo máximo de 20 (vinte) dias úteis para divulgação do parecer final. Esta decisão é irrecorrível.
Não, pois o gabarito do exame é confidencial. O processo de revisão de exames de certificação consiste na análise do gabarito por especialistas, aprovados pelo IBEC Certificador.
Para manter a continuidade de sua certificação, em até no máximo 30 (trinta) dias antes do da expiração do prazo de validade, o profissional deve solicitar formalmente a renovação de sua certificação, através de solicitação de inscrição no website do IBEC Certificador. Dois são os métodos:

a) Recertificação (com mudança de nível): o candidato deve atender aos critérios mínimos do novo nível desejado e realizar novo exame;

b) Renovação (sem mudança de nível): o candidato deve somar mais pontos que os exigidos para a primeira certificação, de forma a comprovar a continuidade de suas atividades em Orçamento e Controle de Custos. O quadro com a pontuação exigida para a renovação pode ser encontrado no Manual do Candidato.
Sim. Esta comprovação acontece com declaração, atestado, ART, termo abertura/encerramento assinados pelas partes ou fonte de referência, contrato, CTPS e/ou declaração da Alta Administração da empresa e/ou membros da Equipe, servem como evidência.

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